O curso abordou temas relevantes como: Panorama atual da piscicultura tocantinense; Identificação das espécies de importância econômica no Tocantins; Qualidade da água na Piscicultura (parâmetros físico-químicos), ministrado pelo o engenheiro de pesca do RURALTINS, Andrey Chama; Boas práticas de manejo sanitário e medidas de biosseguridade na piscicultura; cadastramento de pisciculturas; vigilâncias em estabelecimentos aquícolas; coleta de material, acondicionamento e envio de amostras para o Serviço Veterinário Oficial Estadual; preenchimento de formulários de coletas e amostras; protocolo sanitário em estabelecimento quarentenário; principais enfermidades que acometem os peixes, identificação das doenças, diagnóstico clínico e prevenção; aula prática de necropsia e coleta de amostras.
"O curso foi excelente, foi mostrado um panorama da piscicultura tocantinense em várias vertentes, principalmente, no aspecto sanitário. A palestra sobre a Qualidade da Água mostrou-nos que, se o piscicultor não mantiver todos os parâmetros físico-químicos de forma adequada, a sua produção de peixes irá sucumbir", afirmou o médico -veterinário do Ruraltins, Pericleon Alves Rocha.
O curso foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Adapec, em parceria com a SEPEA e o RURALTINS. Conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior de Palmas, Embrapa, Unicatólica, Genomar e Sistema Faet/Senar.
Fonte: Dinalva Martins / Governo do Tocantins
Nenhum comentário:
Postar um comentário