Nos dias 7, 8 e 9 de março, aconteceu em Gurupi-TO o excelente módulo de capacitação dentro do projeto da Embrapa de Transferência de Tecnologia em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Os temas são implantação e condução de sistemas de produção integrados com foco em produção de grãos em áreas degradadas. É o segundo módulo da capacitação continuada; o primeiro aconteceu em novembro do ano passado em Palmas, capital do estado.
O projeto da Embrapa divide-se por região do país. Uma delas é o Matopiba, região produtiva na qual está Tocantins. No estado, a estratégia tem sido capacitar técnicos da extensão rural – tanto pública como privada – que, por sua vez, implantam tecnologias de ILPF em propriedades onde dão assistência técnica. A mesma estratégia foi executada em outros dois projetos de transferência de tecnologia coordenados pela Embrapa no estado: o ABC TO, que trabalhou visando a uma agricultura com baixa emissão de carbono; e o ABC Leite, voltado à bovinocultura leiteira.
Além da assiduidade nos diferentes módulos da capacitação, é exigido dos participantes que eles instalem e conduzam uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) em alguma propriedade na qual prestem assistência. Deivison explica que a metodologia para aplicação nessa URT é proposta e discutida na parte teórica da capacitação e, em resumo, envolve cinco etapas: seleção da área; diagnósticos da propriedade e do produtor; planejamento participativo da intervenção (a curto e a médio prazos); execução / correção; e avaliação.
Programação atualizada – No primeiro dia, os zootecnistas Pedro Alcântara e Cláudio Barbosa, que também são membros da comissão de Meio Ambiente do CRMV-TO, fizeram uma apresentação sobre a metodologia e alinhamento para os técnicos do Ruraltins. No segundo dia, Leandro Bortolon, Elisandra Bortolon da área de Pesquisa da Embrapa Pesca e Aquicultura, mostraram resultados de trabalho com sobressemeadura de capim na cultura de soja em sistema de integração lavoura-pecuária. No último dia, o Gessi Ceccon, da área de Pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), falou sobre implantação, condução e colheita em sistemas de integração lavoura-pecuária para recuperação de áreas degradadas, além disso o técnico Carlos André falou sobre o trabalho da integração na fazenda Morro Branco em Novo Jardim e convidou todos para o 3º DIA DE CAMPO e a 1ª Feira Tecnológica em Almas (AGROALMAS),no dia 8 de abril. "As capacitações são excelentes e práticas, pois facilitam o entendimento, mesmo para quem sempre teve o foco no componente animal, mas a metodologia é de fácil assimilação", comentou o veterinário Pericleon A. Rocha do Ruraltins.
Fonte: Adaptado do texto de Clenio Araújo da Embrapa