Postagem em destaque

The RURALTINS extension agents participated in an exchange program in Western Bahia

The RURALTINS extension agents participated in an exchange program in Western Bahia through the OPORTUNIDADE agreement. On the ...

Capacitação do ILPF em Gurupi supera todas expectativas dos participantes

Nos dias 7, 8 e 9 de março, aconteceu em Gurupi-TO o excelente módulo de capacitação dentro do projeto da Embrapa de Transferência de Tecnologia em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Os temas são implantação e condução de sistemas de produção integrados com foco em produção de grãos em áreas degradadas. É o segundo módulo da capacitação continuada; o primeiro aconteceu em novembro do ano passado em Palmas, capital do estado.
O projeto da Embrapa divide-se por região do país. Uma delas é o Matopiba, região produtiva na qual está Tocantins. No estado, a estratégia tem sido capacitar técnicos da extensão rural – tanto pública como privada – que, por sua vez, implantam tecnologias de ILPF em propriedades onde dão assistência técnica. A mesma estratégia foi executada em outros dois projetos de transferência de tecnologia coordenados pela Embrapa no estado: o ABC TO, que trabalhou visando a uma agricultura com baixa emissão de carbono; e o ABC Leite, voltado à bovinocultura leiteira.
Além da assiduidade nos diferentes módulos da capacitação, é exigido dos participantes que eles instalem e conduzam uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) em alguma propriedade na qual prestem assistência. Deivison explica que a metodologia para aplicação nessa URT é proposta e discutida na parte teórica da capacitação e, em resumo, envolve cinco etapas: seleção da área; diagnósticos da propriedade e do produtor; planejamento participativo da intervenção (a curto e a médio prazos); execução / correção; e avaliação.
Programação atualizada – No primeiro dia, os zootecnistas Pedro Alcântara e Cláudio Barbosa, que também são membros da comissão de Meio Ambiente do CRMV-TO, fizeram uma apresentação sobre a metodologia e alinhamento para os técnicos do Ruraltins. No segundo dia, Leandro Bortolon, Elisandra Bortolon da área de Pesquisa da Embrapa Pesca e Aquicultura, mostraram resultados de trabalho com sobressemeadura de capim na cultura de soja em sistema de integração lavoura-pecuária. No último dia, o Gessi Ceccon, da área de Pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), falou sobre implantação, condução e colheita em sistemas de integração lavoura-pecuária para recuperação de áreas degradadas, além disso o técnico Carlos André falou sobre o trabalho da integração na fazenda Morro Branco em Novo Jardim e convidou todos para o 3º DIA DE CAMPO e a 1ª Feira Tecnológica em Almas (AGROALMAS),no dia 8 de abril. "As capacitações são excelentes e práticas, pois facilitam o entendimento, mesmo para quem sempre teve o foco no componente animal, mas a metodologia é de fácil assimilação", comentou o veterinário Pericleon A. Rocha do Ruraltins.