Postagem em destaque

The RURALTINS extension agents participated in an exchange program in Western Bahia

The RURALTINS extension agents participated in an exchange program in Western Bahia through the OPORTUNIDADE agreement. On the ...

Este ônibus é movido a fezes de frango


Uma parceria entre a montadora sueca Scania, a hidrelétrica Itaipu Binacional, Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Granja Haacke, permitiu a criação do primeiro veículo de transporte público movido a biometano do mundo.
O ônibus, que emite 70% menos gases poluentes que os similares movidos a diesel, já passou por um período bem sucedido de testes circulando pelo espaço interno de Itaipu, transportando estudantes e funcionários. São 15 metros de comprimento, capacidade para 120 pessoas, dois eixos direcionais e um motor que funciona tanto com o biometano, quanto com GNV (gás natural veicular).
O mais curioso é a matéria-prima para a fabricação do combustível: dejetos das aves poedeiras da Granja Haacke (a.k.a cocô de frango). O material orgânico é processado, o gás é filtrado e compartimentado. Segundo os pesquisadores, além da redução de emissões, o preço por quilometragem do biometano é 56% menor se comparado ao diesel comum. E, vale lembrar que, há vários métodos de obtenção do biometano, sendo que a cadeia produtiva poderia, inclusive, incluir os dejetos orgânicos urbanos, ajudando em outro problema das nossas grandes cidades: a destinação do lixo.
O período inicial de testes foi entre 31 de outubro e 26 de novembro. Agora, em dezembro, o busão verde deve fazer um tour por estados brasileiros como Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro para demonstrar a aplicabilidade do projeto em trajetos urbanos e entre cidades. O primeiro estado a receber o projeto é o Rio Grande do Sul. O veículo foi fabricado na Suécia e, antes de chegar ao Brasil, também foi testado no México e na Colômbia.
http://super.abril.com.br/blogs/tendencias/combustivel-de-coco-de-frango-parceria-brasil-suecia-desenvolve-onibus-sustentavel/